quarta-feira, 26 de agosto de 2015

TRE do MA lança em Timon projeto Jovem Eleitor

Mega Hall

 “Nós temos o melhor modelo de eleição e de resultado mais ágil e rápido do mundo, mas em contrapartida ainda temos corrupção eleitoral com compra e venda de votos que mudam o resultado e o sentimento do eleitor”. Estas palavras foram ditas pelo juiz Francisco Soares Reis Júnior, titular da 94ª zona eleitoral (Timon) durante o lançamento do projeto Voto Jovem na Escola 2015, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 25 de agosto, no Espaço Mega Hall.


O lançamento foi feito para 500 alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Unidade Escolar Jacira de Oliveira e Silva da rede de ensino estadual, que atende a 1.264 estudantes nos turnos da manhã, tarde e noite. Alguns deles já votaram nas últimas eleições para presidente e governador e outros irão votar pela primeira vez no ano que vem, porém a maioria ainda não procurou a Justiça Eleitoral para tirar o título.

Para o diretor da Unidade Escolar Jacira Oliveira, Gedeão Machado, a iniciativa da Justiça Eleitoral é louvável diante da perspectiva dos jovens que tendem a um afastamento natural da política. Segundo ele, a iniciativa ajuda na formação da consciência política dos jovens.

Alunos conhecendo a urna eletrônica
Já o juiz Rogério Monteles (19ª ZE) explicou que o voto é facultativo àqueles que completam 16 anos, mas reforçou que as decisões do país dependem da política e que os jovens devem demonstrar mais interesse por ela.

Por sua vez, o juiz Francisco Reis disse que é preciso que os jovens exerçam e exercitem sua cidadania todos os dias, inclusive no ambiente escolar, denunciando aquilo que não está correto, pois existe um processo de cobrança de impostos que deve ser fiscalizado.

Ele esclareceu ainda que a Justiça Eleitoral tem aprimorado o processo eleitoral com vários mecanismos e mais recentemente com a biometria do eleitor para ter a certeza de que é ele mesmo quem está votando, mas é preciso combater a corrupção, a compra e venda de votos. Por isso, a Justiça está se aproximando do eleitor jovem que detém o poder do conhecimento e utiliza muito bem as redes sociais.

Juiz Francisco Soares Reis Júnior
Reis disse também que o projeto Voto Jovem na Escola 2015 é mais um instrumento de aproximação da Justiça com o eleitor jovem e que, como estímulo, promoverá concurso de redação com distribuição de brindes para as melhores redações sobre os temas “corrupção eleitoral” e “O eleitor que sabe o valor do voto não o vende por nada”.

O Voto Jovem na Escola pretende contribuir para a formação de um eleitor crítico, consciente de suas responsabilidades sociais, por meio do estímulo da participação dos jovens no processo democrático, fomentando a educação política e divulgando o funcionamento das urnas eletrônicas.

Além dos juízes das zonas eleitorais de Timon, o lançamento contou com a presença do representante do prefeito, João Batista Pontes, da secretária Sebastiana Veloso (Educação), dos vereadores Gean da Sol Nascente e Nacy, do diretor da Escola Jacira de Oliveira, Gedeão Machado, e do gerente regional de Educação, Regino Noleto.
Dando prosseguimento às atividades do projeto Voto Jovem em Timon, o juiz eleitoral Rogério Monteles e o promotor Giovanni Cavalcanti ministraram palestras nesta quarta, 26, para alunos do IFMA.
Juiz Rogério Monteles, Promotor Giovanni Cavalcanti com servidores das 19ª e 94ª zonas no IFMA de Timon.

Fontes: TRE MaranhãoBlog do Ribinha e Comissão do Voto Jovem de Timon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário