quarta-feira, 26 de julho de 2017

Conciliadores em formação iniciam estágio supervisionado

Iniciou nesta segunda-feira (24) o estágio supervisionado de 24 conciliadores/mediadores que realizaram o curso teórico de formação promovido pelo Escola de Magistratura do Estado do Maranhão, no período de 17 a 21 de julho, nesta comarca. A expectativa é de que até o mês de outubro todos os participantes concluam a formação. Dentre os conciliadores em formação há estagiários formandos do curso de Direito, servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ministério Público e advogados. As instrutoras do curso são Bruna Rafaella Fernandes Pimentel, Maria Lila Castro Lopes e Iris Mary Victor Alencar orientadoras do estágio.

     Os conciliadores foram divididos em três grupos de oito integrantes sendo que pelo menos 3 (três) integrantes são formados em curso superior há no mínimo 2 anos a fim de que possam se reunir após as sessões do dia para debater o que deu certo ou que poderia ser feito diferente fazendo a auto-supervisão, preparando os integrantes do grupo para as sessões do dia seguinte.

      Para a conclusão da formação eles terão que completar carga horária de 60 horas, realizando 18 audiências de conciliação/mediação, sendo seis como observador, seis como co-mediador e seis como mediador. Segundo a coordenação do Cejusc Timon, o intuito do estágio será proporcionar a aplicação da teoria na prática, tanto em audiências cíveis, versando sobre diversas ações, quanto em matéria especializada, como o direito de família.

      Ao final de cada audiência os estagiários preencherão relatórios, disponibilizados e elaborados pelo CNJ, onde informarão aspectos importantes ocorridos na audiência, como as técnicas aplicadas, o comportamento das partes envolvidas, a fim de acompanhamento e avaliação das instrutoras Bruna Rafaella Fernandes Pimentel, Maria Lila Castro Lopes e Iris Mary Victor Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário