terça-feira, 20 de março de 2018

'O advogado jamais será alijado', afirma presidente do TJRJ em reunião com OAB/RJ

Felipe Cavalcanti/TJRJ
O presidente do Nupemec, des. Cesar Cury,
o presidente do TJRJ, des. Milton Fernandes de Souza,
 e o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz
Em reunião nesta segunda, dia 19, com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB/RJ), Felipe Santa Cruz, e uma comitiva de advogados para tratar do uso da mediação como solução de conflitos, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Milton Fernandes de Souza, destacou o papel indispensável da advocacia.

“A mediação é uma nova forma de solução de conflitos. E é importante registrar que o advogado jamais será alijado. Ele é parceiro, indispensável, está conosco o tempo inteiro. Isso é muito importante”, frisou

Um ato organizado por advogados está previsto na próxima terça, dia 20. O presidente da OAB/RJ ressaltou a parceria institucional com o TJRJ, que destaca a figura do advogado como fundamental no ordenamento jurídico.

“Vamos esclarecer a todos o que foi tratado aqui, de forma franca e democrática. A OAB sai satisfeita da reunião, pela possibilidade de diálogo”, disse Santa Cruz, que ressaltou o bom nível do encontro.

“Tivemos uma reunião muito produtiva com o presidente (Milton Fernandes) e o desembargador Cesar (Cury), em que os dois afirmaram a indispensabilidade do advogado. É bom que fique claro que não somos contra as novas formas de solução de conflito, sobre formas céleres de resolver as questões, mas ressaltamos a participação do advogado nestas questões.

O presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJRJ, desembargador Cesar Cury, disse que o trabalho da mediação no Judiciário fluminense é uma política pública que atende determinações do Conselho Nacional de Justiça para atender melhor a sociedade.

“O advogado é imprescindível na construção da solução do consenso. Ele é um facilitador natural da solução do conflito. É ele quem conhece melhor o cliente, sabe como preservar os aspectos jurídicos do cliente. A participação do advogado é sempre conveniente porque garante lisura da solução, perenidade e estabilidade do direito”, explicou.

A presidente da Comissão de Mediação da OAB/RJ, Samantha Pelajo, classificou como extremante produtiva a parceria com o Nupemec.

“Um contribui, colabora com o projeto do outro. Temos um grupo de trabalho que pensa a mediação em toda a dinâmica processual”, informou a advogada.

Fonte: TJRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário