Universidade de Fortaleza é eleita a melhor instituição privada do Nordeste e Nordeste pela 7ª vez consecutiva. O Ranking Universitário do jornal Folha de S. Paulo (RUF) avaliou 196 universidades em todo o Brasil.
Pelo sétimo ano consecutivo, a Universidade de Fortaleza se mantém como a melhor instituição de ensino privada nas regiões Norte/Nordeste, segundo o Ranking Universitário do jornal Folha de S. Paulo, divulgado ontem, 1º de outubro. O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita desde 2012.
Na edição de 2018 do RUF há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos. No ranking de universidades, estão classificadas as 196 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.
No quesito ensino, a Unifor também se mantém na liderança no Norte/Nordeste. Neste item são levados em conta critérios como avaliação do Ministério da Educação (MEC), número de professores com mestrado e doutorado e nota do Enade. No quesito mercado, onde são feitas pesquisas com profissionais de recursos humanos sobre preferência de contratação, a Unifor também permanece em primeiro lugar nas duas regiões.
No que se refere a inovação, que leva em consideração o número de pedidos de patentes da universidade no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), a Unifor ocupa o segundo lugar entre as instituições de ensino das regiões Norte e Nordeste. Na pesquisa, que leva em conta aspectos como número de bolsistas CNPq, de teses e de publicações em revistas nacionais, a Unifor manteve o segundo lugar entre as universidades do Norte e Nordeste. Em relação ao quesito internacionalização, a Unifor subiu de colocação. Antes a instituição estava em sexto lugar, e agora ocupa o segundo lugar.
De acordo com a reitora da Unifor, Fátima Veras, a instituição tem como meta buscar o contínuo aperfeiçoamento. “A instituição tem o compromisso de buscar a excelência no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, não mede esforços ao investir na formação cidadã e nas novas tecnologias de ensino, nas parcerias nacionais e internacionais, e no investimento em pesquisa e inovação. Isso faz com que a Universidade se mantenha pelo sétimo ano consecutivo como a melhor Instituição de Ensino Superior Privada das regiões Norte e Nordeste, o que nos dá grande satisfação e orgulho por fazer parte dessa conquista”, declara.
Para o vice-reitor de Graduação da Universidade de Fortaleza, Henrique Sá, o Ranking Folha é uma avaliação de referência. “O RUF mede uma série de parâmetros como a qualidade do ensino, referência no mercado, inovação, aspectos associados a produção científica na pesquisa e a internacionalização. Isso permite que o mercado avalie as instituições sob perspectiva não apenas da visão do governo, da regulação que o MEC apresenta, mas por outras perspectivas”, declara.
“Para nós, estarmos pelo 7º ano consecutivo reforçando a posição de melhor universidade do Norte e Nordeste reflete o padrão de qualidade da instituição. Para uma Fundação como a nossa, que completa 45 anos, é mais um reforço da nossa qualidade e preocupação com excelência. Esse resultado é mérito dos nossos professores, alunos e gestores, além de evidenciar o papel da Fundação Edson Queiroz na sustentação desse projeto institucional de grande importância para nosso estado, para nossa região”, complementa Henrique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário