quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Juíza do Amapá conquista bolsa integral e vai cursar mestrado em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos em Harvard (EUA)

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em sua 779ª Sessão Administrativa, aprovou, por maioria, a ida da juíza Ilana Kabacznick Luongo Kapah, titular da 1ª Vara da Comarca de Oiapoque e diretora daquele Fórum, para que curse o Mestrado em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos oferecido pela Universidade de Harvard, em Massachussets, nos Estados Unidos. A magistrada é a primeira mulher da Região Norte do Brasil a conquistar uma das 180 vagas oferecidas para todo o mundo, inclusive sendo agraciada com bolsa integral pela Fundação Lemann.

De acordo com o advogado Fábio Sabino de Oliveira Rodrigues, que fez sustentação oral em defesa da magistrada, a conquista é “um marco em sua carreira, não só por ter a aprovação na seleção para Harvard, mas por conquistar ainda a bolsa integral, resultado de muito estudo e esforço”.

A presidente da Associação de Magistrados do Amapá (AMAAP), juíza Elayne Cantuária, ressaltou que integrar uma seleção que envolveu a disputa de 70 países, e ficar entre as 180 vagas é uma conquista não só da juíza Ilana, mas de toda a Justiça do Amapá.

“O mestrado, em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos se alinha perfeitamente com as diretrizes do TJAP ao longo de seus 28 anos, com sua ênfase em mediação, conciliação e práticas restaurativas”, enfatizou. “Toda a Justiça do Amapá tem a ganhar com este conhecimento que a magistrada irá adquirir lá”, complementou a juíza Elayne.

O decano da corte, desembargador Gilberto Pinheiro enfatizou a raridade de tal oportunidade e o destaque e visibilidade que oferece ao estado e à sua Justiça. “Harvard não é uma faculdade qualquer. Esta oportunidade é rara e, possivelmente, única. Penso que não é a primeira mulher apenas do Norte do Brasil, mas de toda a Amazônia em seus nove países, a contar com essa oportunidade”, registrou. “Além disso, lá eles têm um dos mais avançados sistemas de conciliação e mediação, um conhecimento que deve ser apreendido e socializado na Justiça do Amapá”, complementou.

O diretor da Escola Judicial do Amapá, desembargador Carlos Tork, reiterou no voto o parecer favorável emitido via EJAP, ressaltando o aspecto de investimento no futuro da desjudicialização e redução de custos da Justiça do Amapá. “Lá eles estão fazendo conciliação, e fazendo muito bem, e não há meio melhor de conhecer essa experiência senão tendo um magistrado nosso no local, conhecendo por meio dos melhores professores e a melhor instituição, o que se tem feito lá, pois os americanos atingem 95% de conciliação e nós só chegamos a 17% aqui no Brasil”, registrou, acrescentando que “a EJAP precisa dessa tecnologia de conhecimento para replicar aqui”.

Para o desembargador Rommel Araújo o envio da magistrada é um marco não só para a Justiça estadual, mas um motivo de orgulho para as magistradas do Amapá. Citando destaques de outras magistradas, “lembro da juíza Alaíde Maria de Paula, primeira mulher e magistrada a assumir a titularidade em Oiapoque, que ia de Fusca, assim como a desembargadora Sueli Pini é a primeira mulher a chegar ao desembargo no Amapá e como juíza Elayne Cantuária é a primeira mulher a presidir a AMAAP. A juíza Ilana será a primeira juíza do Amapá a nos representar em Harvard, levando o nome do Amapá e do Brasil”, registrou.

“Temos uma Constituição Federal que nos diz que precisamos nos aperfeiçoar para exercer melhor a jurisdição e surge uma oportunidade ímpar, que pode nunca se repetir, de ter uma filha nossa cursando a melhor faculdade do mundo”, finalizou.

Para a juíza Ilana, ser mulher, esposa, mãe e juíza já são desafios grandes, “mas ser selecionada nesse mestrado representa um desafio pessoal e profissional a mais”.

“Sempre acreditei que quando você sai para estudar você tem que voltar usar e aquilo para melhorar o local onde você vive ao compartilhar esse ganho de conhecimento. Esta é a melhor forma de mudar alguma coisa”, defendeu a juíza Ilana.

Participaram da 779ª Sessão Administrativa do Pleno do TJAP os desembargadores: Sueli Pini (vice-presidente do TJAP, conduzindo a sessão), Gilberto Pinheiro (decano), Carmo Antônio de Souza, Agostino Silvério Junior, Carlos Tork (diretor da EJAP), Rommel Araújo e Eduardo Contreras (corregedor-geral).

Fonte: Tribunal de Justiça do Amapá
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário