Fórum de Caxias (MA) |
Serão ofertadas 12 vagas no sistema Tutor. Também foram destinadas 12 vagas aos acadêmicos das faculdades parceiras do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (NUPEMEC-TJMA).
O primeiro módulo (teórico), será ministrado pelo juiz Rogério Monteles da Costa (Comarca de Timon) e as instrutoras Juliana Sales e Mendes, Vanessa de Oliveira Amorim. O estágio supervisionado obrigatório, com 60 horas-aulas, acontecerá nos centros judiciários de solução de conflitos posteriormente e cumprido sob termo de compromisso e adesão.
Ao concluir a formação, o candidato deverá atuar, por 12 meses, como mediador/conciliador voluntário no Tribunal de Justiça, sendo considerado para computo desse período o tempo de estágio realizado.
CONTEÚDO
Além dos aspectos técnicos relativos à formação de conciliadores, o curso tem como objetivo caracterizar a postura do ser humano frente ao conflito e as diversas abordagens de sua resolução, identificando os efeitos da atuação facilitadora na produção de resultados satisfatórios para as partes em conflito.
Os candidatos também serão treinados para identificar o conceito, os elementos e o escopo do processo de mediação; os indicadores de qualidade que mensurarão o grau de sucesso da mediação e guiarão o processo de certificação dos mediadores; e a mediação como componente da política pública do Poder Judiciário para a disseminação de uma cultura de paz.
De acordo com a proposta formativa, os participantes também aplicarão as 12 ferramentas utilizadas pelo mediador para estimular as partes a identificarem possíveis soluções para o conflito: sessões privadas, afago, recontextualização, validação de sentimentos, audição de propostas implícitas, silêncio, inversão de papéis, geração de opções, normalização, organização de questões e interesses, enfoque prospectivo e teste de realidade.
SERVIÇO
FORMAÇÃO DE CONCILIADORES E MEDIADORES JUDICIAIS – POLO JUDICIAL CAXIAS
INSCRIÇÃO: 10 a 16 de outubro (pelo sistema Tutor-Esmam)
CARGA HORÁRIA: 40 horas (teoria) 60 horas (prática)
DATA DE REALIZAÇÃO: 14 a 18 de outubro (módulos teóricos)
HORÁRIO: 9h às 12h20 e 14h às 17h20
LOCAL: Auditório do Fórum da Comarca de Caxias
FORMADORES: Juiz Rogério Monteles da Costa (Comarca de Timon) e as instrutoras Juliana Sales e Mendes, Vanessa de Oliveira Amorim.
Fonte: ESMAM
"Ao concluir a formação, o candidato deverá atuar, por 12 meses, como mediador/conciliador voluntário no Tribunal de Justiça, sendo considerado para computo desse período o tempo de estágio realizado (em Caxias, Ma)"..Muito bom! Sou quase "filho" de Caxias, Ma. Meu tio Francisco Maximiano Damasceno mais conhecido como "Padre Damasceno" foi pároco de lá (Igreja São Benedito) por 31 anos. além de ter sido professor da universidade de lá também!
ResponderExcluir