segunda-feira, 17 de abril de 2023

Pós-Graduação em Gestão de Conflitos e Governança nas Organizações

No último final de semana, em Fortaleza (CE), ministrei aula na pós-graduação lato sensu IMECC - PÓS-IMECC, com a disciplina híbrida "Novas tecnologias e inovação na utilização dos métodos consensuais de gestão de conflitos". 

O curso contempla um programa profissional multidisciplinar avançado de gestão de conflitos, baseado na Metodologia NEXUS, na qual se propõe aprofundar a capacitação e o posicionamento de seus pós-graduandos com foco no desenvolvimento pessoal e alta performance profissional, de modo a propiciar o despertar das habilidades (hard skills e soft skills) mais importantes para a manutenção profissional no mercado de trabalho, como preconiza as diretrizes do Fórum Econômico Mundial, em atendimento às necessidades e expectativas sociais e de mercado.


Na aula foi possível utilizar métodos inovadores como óculos de VR para acesso ao Metaverso, que tenta simular a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de "realidade virtual", "realidade aumentada" e "Internet", de modo a ter a possibilidade de se ingressar em uma espécie de realidade paralela, como se fosse um tipo de outro universo. As interações entre a Ciência Jurídica e o Metaverso estão em franco desenvolvimento, com reflexos nos diversos ramos do Direito.

A obra Metaverso e Direito, organizada por Bernardo de Azevedo e Souza, apresenta algumas interações que surgem em diversos aspectos a partir do uso do Metaverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário