sábado, 6 de maio de 2023

Curso "a arte da mediação docente"



Nos dias 4 e 5 de maio participei do módulo presencial  do curso "a arte da mediação docente" com a professora Ana Luiza Isoldi  @analuizaisoldi da ALGI Mediação  (@algimediacao), ministrado na Escola de Magistratura do Maranhão (ESMAM).

O curso abordou, entre outros temas, as etapas da mediação e a importância da negociação na mediação, de forma a deixar as pessoas satisfeitas e preservar o relacionamento.

Na negociação, por exemplo, é importante saber identificar o perfil do negociador. Há o negociador mais duro (negociador hard - procura mais a assertividade do que a empatia), mas quase sempre tem uma dificuldade de manter a relação. Por sua vez, há o negociador mais suave (negociador soft - procura mais a empatia do que assertividade) e acaba entregando mais que gostaria, pois não tem os interesses 100% atendidos, contudo preserva o relacionamento.

Essa é uma das questões importantes na negociação, por isso a barganha não é uma boa solução, daí porque o negociador deve ser duro com o problema e suave com as pessoas.

Justamente para alcançar esse objetivo, devemos seguir o que preconiza a Escola de Harvard de negociação, a partir dos seguintes princípios básicos da negociação:
    • Separar as pessoas do problema;
    • Concentrar nos interesses e não nas posições;
    • Criar opções de ganhos mútuos; e
    • Utilizar critérios objetivos.
Esses princípios básicos são explicitados na obra Como Chegar ao Sim, de Roger Fischer, William Ury e Bruce Patton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário